Por que estamos lançando esta chamada?

Após o enfrentamento da pandemia do coronavírus, novos desafios foram impostos ao sistema de saúde no Brasil e no mundo. Demanda de cirurgias eletivas, consultas e exames foram represadas, detecção de doenças graves como câncer e outras foram prejudicadas, baixa cobertura vacinal,  reabilitação, acompanhamento e tratamento de pacientes com sequelas da infecção da Covid-19 são somente alguns dos obstáculos que gestores públicos e trabalhadores da saúde precisam lidar a partir de agora. 

Nessa perspectiva, a Covid Longa foi reconhecida como condição clínica pela Organização Mundial de Saúde, em 06 de outubro de 2021, que definiu como condição que ocorre em indivíduos com histórico de infecção por SARS CoV-2 provável ou confirmada, geralmente 3 meses após a infecção pela COVID-19 e que se manifestam em torno de 6 meses, e não podem ser explicados por um diagnóstico alternativo. Os sintomas comuns incluem fadiga, falta de ar, disfunção cognitiva,  entre outros e geralmente têm impacto no funcionamento diário. Os sintomas podem ter um novo início após a recuperação inicial de um episódio agudo de COVID-19 ou persistir desde a doença inicial. Os sintomas também podem flutuar ou recair ao longo do tempo.

 

Trata-se de uma doença complexa, que não se tem a clareza de como as sequelas são causadas, tampouco sua duração.  Como ponto complicador não existem ainda métodos de diagnóstico precisos para que o paciente possa receber um tratamento mais adequado. Por essa razão, neste momento, não há medicamentos ou nenhum outro tipo de  tratamento específico que prometa a remissão da doença. 

 

Dado esse cenário, alinhado à missão de InovaHC em catalisar  inovação em saúde e conectar recursos, articulando entes públicos e privados para tornar o atendimento de pacientes mais eficiente, a equipe do InovaHC, juntamente com equipe do BID Lab, enxergou uma oportunidade para buscar soluções para esses desafios e, ao mesmo tempo, implementar a nova modalidade de compra pública, instituída pelo Marco Legal das Startups, para o teste e escala de soluções inovadoras.

Sobre o programa In.Pulse

O In.Pulse é um programa de inovação aberta do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital  das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – InovaHC que tem como objetivo a aceleração do desenvolvimento tecnológico de startups em maturidade tecnológica do índice TRL 4-7, através de desafios temáticos pelos quais se realizam testes de soluções inovadoras em ambiente real. Nesse modelo, realizamos chamadas baseadas em problemas do complexo hospitalar para que empreendedores ofereçam tecnologias e soluções considerando a oportunidade da realização de projetos piloto na instituição. Para o referido projeto, lançaremos a terceira edição do In.pulse em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a partir dos desafios temáticos “In.pulse – Covid Longa: Inovação aberta para o setor da saúde na luta contra o Covid-19”, endereçado pelo HCFMUSP.

Quais são os prêmios para as propostas selecionadas?
  • Acesso às equipes técnicas do HCFMUSP, para orientação, apoio na execução de testes pilotos, além de troca de informações técnicas, de caráter não sigiloso;

  • Disponibilização de recursos financeiros para a fase de testes da solução;

  • Aplicação da solução em ambientes de uso real para testagem e validação, tanto tecnológica como mercadológica;

  • Apoio para o desenvolvimento do modelo de negócio através de mentorias com especialistas;

  • Condições especiais de acesso e uso do hub InovaHC;

  • Visibilidade e reconhecimento dos projetos implementados, contendo menção informativa à sua utilização pelo Estado de São Paulo e divulgação dos projetos no portfólio do InovaHC;

  • Atestados técnicos demonstrando a capacidade técnico-operacional da solução;

  • Possibilidade de seguimento de Contrato de Fornecimento com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

O que estamos procurando?

Estamos buscando soluções tecnológicas inovadoras, já desenvolvidas ou a serem desenvolvidas, para teste e resolução dos problemas de relevância pública indicados como desafios abaixo, descritos em profundidade no Anexo I do Edital:

  • Desafio 1: Como podemos promover a captura, tratamento e análise de dados de forma unificada e segura para que pesquisadores do HCFMUSP consigam gerar conhecimento aplicável sobre COVID Longa?

  • Desafio 2: Como podemos aplicar um protocolo eficaz para diagnóstico da Covid Longa para que os profissionais de saúde do HCFMUSP consigam oferecer tratamentos mais assertivos aos pacientes?

  • Desafio 3: Como podemos oferecer um tratamento de reabilitação para que o HCFMUSP consiga proporcionar a recuperação dos pacientes afetados pela Covid Longa?

  • Desafio 4: Como podemos oferecer um tratamento e acompanhamento individualizado para que o HCFMUSP consiga assistir pacientes com sintomas cognitivos e psiquiátricos causados pela Covid Longa?

Quem pode enviar uma proposta?

Qualquer pessoa jurídica de direito privado, brasileira ou estrangeira em situação regular no Brasil, isoladamente ou em consórcio, pode participar desta chamada desde que possuam soluções para os desafios mapeados com grau de desenvolvimento tecnológico (TRL) entre 4 e 7, observados os requisitos e condições estabelecidas no Edital. Para mais informações acessar o FAQ.

Como se inscrever?

Para se candidatar será necessário preencher a candidatura online disponível neste site clicando em Iniciar Proposta, dentro do prazo estabelecido de 09/10/2023 a 24/11/2023. Consulte o Edital para obter informações mais detalhadas. Você pode escolher o idioma para preencher a inscrição clicando no menu suspenso desta página, na margem superior direita.

Critérios de avaliação

 

Potencial de resolução do problema

Potencial da solução proposta para resolver os aspectos-chave do problema em questão, considerando também a capacidade de abordar de maneira eficiente os desafios enfrentados pela Administração Pública, com impacto financeiro positivo.

 

Desenvolvimento

Grau de desenvolvimento da solução com base no nível de prontidão/maturidade

tecnológica (TRL - Technology Readiness Level). Será melhor avaliada a solução em

estágio mais avançado de desenvolvimento.

 

Viabilidade e  maturidade do modelo de negócio

Consistência do modelo de negócios para viabilizar a entrada da solução tecnológica no mercado e sua perenização ou para atender as demandas do HCFMUSP.

 

 

Viabilidade econômica da proposta

Identificação da viabilidade econômica considerando se a alocação de recursos financeiros da solução é compatível com as etapas propostas, garantindo a execução adequada do teste. Será melhor avaliada a solução que propor de forma realista os custos associados ao desenvolvimento da tecnologia, bem como a capacidade de gerar valor econômico a partir dela.        

 

 

Custo e benefício

Relação entre custos e benefícios, financeiros e não-financeiros, da solução proposta, comparando-a a opções disponíveis no mercado e/ou saúde pública, buscando uma visão abrangente dos aspectos avaliados.  

Processo de seleção

As propostas serão recebidas de forma contínua, a partir do dia 9 de outubro de 2023 até 24 de novembro de 2023, as quais serão avaliadas em 03 (três) etapas: 

 

Etapa 1 – Triagem Eliminatória: Triagem automática e avaliação das propostas que estão em conformidade com os requisitos mínimos nos termos do item 5.2.1 do edital.

 

Etapa 2 – Avaliação Parcial: Formada pela avaliação das propostas de acordo com os 5 (cinco) critérios indicados acima.

 

Etapa 3 – Avaliação Final : “Pitch Day”: Momento de apresentação e diálogo entre as proponentes semifinalistas para avaliação das soluções e deliberação para seleção das propostas finais.

Linha do tempo
:=: :=:
Empresas Estrangeiras
Acessar página para empresas estrangeiras
neste site.
Contato

Por favor envie suas dúvidas para in.pulse@hc.fm.usp.br